O que é Liofilização?
A LIOFILIZAÇÃO é um processo de desidratação à frio de alimentos (Freeze Drying) que são congelados a baixíssima temperatura e, em seguida, são submetidos a um ambiente de vácuo que sublima toda sua água, sem danificar suas fibras, e preservando todas suas características nutricionais e organolépticas (textura, sabor, cheiro e cor).
Os alimentos liofilizados são popularmente chamados de ”comida dos astronautas” por serem muito utilizados pela NASA na alimentação dos astronautas durante missões no espaço. Eles podem ser preservados por muitos anos, sem a utilização de qualquer processo químico ou térmico (pasteurização ou congelamento). Por isso, A LIOFILIZAÇÃO É CONSIDERADA O MAIS NOBRE DOS PROCESSOS DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS.
Além disso, os alimentos liofilizados podem ser reidratados com a simples adição de água, voltando ao seu estado in natura.
Porque optar por produtos liofilizados?
O processo de LIOFILIZAÇÃO é o único método que consegue preservar 100% dos nutrientes dos alimentos, como proteínas, vitaminas, fibras, entre inúmeras outras características que eles possam ter quando “in natura”.
Além disso, o alimento LIOFILIZADO não necessita de refrigeração ou qualquer armazenagem especial, podendo ser transportado facilmente para qualquer lugar do planeta sem que haja quaisquer modificações em sua estrutura física e nutricional. É o prazer de poder levar onde bem entender o seu alimento preferido sem que ele sofra qualquer modificação ou mesmo estrague ao longo do tempo. Não é à toa que a NASA envia alimentos LIOFILIZADOS para seus astronautas em missões espaciais né?!
Com a ausência da água (único componente retirado do alimento pela LIOFILIZAÇÃO), é possível ter grande diminuição do peso daquele alimento, facilitando consideravelmente o transporte e o armazenamento em qualquer situação.
O processo de LIOFILIZAÇÃO promove o melhor aproveitamento dos alimentos, uma vez que possibilita a utilização de cascas, sementes, talos e afins, itens extremamente nutritivos e até curativos, mas que são descartados na maioria dos processos industriais comuns e até no uso cotidiano das pessoas.
Pela LIOFILIZAÇÃO é possível preservar na íntegra a estrutura de milhares de alimentos antes que eles estraguem, o que pode gerar estratégias eficazes no combate ao desperdício de alimentos no mundo e consequentemente possibilidades reais para a erradicação da fome.
Um exemplo nobre sobre os benefícios da LIOFILIZAÇÃO é o caso do leite materno que quando LIOFILIZADO mantém intactos todos os seus nutrientes legítimos incluindo o colostro que dá imunidade à criança em seus primeiros dias de vida. No leite comum é possível preservar intactos e vivos até os lactobacilos, no açaí todos os possíveis antioxidantes e vitaminas da fruta e assim por diante.
Para nós da Liomeal, a LIOFILIZAÇÃO vai muito além do que se possa imaginar e muito mais do que um simples processo, a LIOFILIZAÇÃO é uma arte, que pode salvar vidas, ser sustentável e preservar muito mais do que alimentos.
Algumas curiosidades sobre LIOFILIZAÇÃO:
- Na segunda guerra mundial o plasma sanguíneo chegou a ser liofilizado e transportado até os soldados feridos para que eles pudessem receber este sangue reidratado de modo seguro.
- Os povos Incas caçavam os animais e durante a noite levavam no alto das montanhas para que fossem congelados a baixíssimas temperaturas. Assim quando amanhecia o sol radiava energia nestes alimentos o que possibilitava uma liofilização natural ajudando na preservação de seus alimentos por muito tempo.